domingo, 16 de maio de 2010

No Deserto da Tentação

"Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado." Hebreus 4:15
Conheça um pouco mais a respeito da tentação de Jesus à luz do Oriente Médio nesse fantasico sermão apresentado pelo Dr Rodrigo Silva, Especialista em Arqueologia Bíblica pela Universidade Hebraica de JerusalémMestre e Doutor pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo - PUC, e Professor de Teologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP - EC.:


2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo post e pelo blog em geral, muito bom!
    Apenas gostaria de ressaltar um ponto interessante sobre o sermão do Dr. Rodrigo. Durante a sua divagação ele comenta que Jesus poderia ter tido miopia, ou algum problema físico.Claro que o sentido que o Dr. Rodrigo estava dando foco era o de que Jesus na terra era humano, mas acredito que ele não possuía defeitos físicos também pelos seguintes motivos:
    Adão e Eva eram perfeitos, pois eram criação direta do criador e o pecado ainda não existia no mundo. Sendo que o pecado entrou no mundo por meio da desobediência dos dois e com isso prejudicado toda a criação, é de se entender que nós, descendentes pela carne, de Adão e Eva herdamos este pecado e com ele os malefícios na carne também, onde entram deficiências físicas por exemplo.
    Já Jesus, sendo gerado do Espírito santo, sem conexão nenhuma com a carne, não possuía o pecado original, e não possuindo esta "herança" podemos deduzir que ele era perfeito fisicamente, assim como Adão e Eva eram. Concorda?
    Gostou muito dos sermões e palestras do Dr. Rodrigo, e não estou aqui para desmerecer nada do que ele falou, apenas para conversar sobre um ponto que achei interessante.

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Com relação ao ponto que Jesus foi gerado "sem conexão nenhuma com a carne" não é um ponto pacífico.

    Comparemos o "nasciemnto" de Adão e Eva com o de Jesus.De uma lado, Jesus foi gerado pelo espírito, entretanto no corpo de uma mulher. Ou seja, fruto direto do espírito e e do homem. Jesus era "Deus-homem". Diante disso, é possível que haja alguns pontos caracteristicos de homem humano em Jesus como foi dito (miopia), uma vez que teve contato direto com o homem no seu nascimento. Por outro lado, Adão e Eva, diferentemente, não tiveram intervenção humana, mas, sim, foram criados por Deus.

    Há outros pontos distintos entre Adão e Eva e Jesus que podem nos ajudar a esclarecer o ponto da "perfeição física". Com relação a aparência, própria bíblia nos orienta que a de Jesus não era a mais bela. Isto já distoa de Adão e Eva, que, por sinal,deveriam ser muito belos, pois, como já dito, eram frutos diretos da criação de Deus. Destaca-se que um dos pontos da beleza humana é a simetria entre as diferentes partes do corpo. Se a bíblia afirma que Jesus não tinha a melhor aparência, deduz-se que não devia ter simetría perfeita, o que por si só vai contra a ideia de " perfeito fisicamente".

    Espero poder ter ajudado.

    ResponderExcluir

ShareThis